terça-feira, 15 de julho de 2008

AS "FASES" DO AMOR

Recados Para Orkut - RecadosOnline.com

Confira mais figuras para Fadas:
[orange]*[/orange] www.RecadosOnline.com/fadas.html [orange]*[/orange]



A fase do encantamento

Em presença do amor, a pessoa amada sofre, ante o olhar do amante, uma verdadeira transfiguração.

Por sua vez, o olhar do apaixonado, percebe, no ser amado, o conjunto de todas as qualidades que o integram, principalmente aqueles que possuem um valor superior.

A fase da insinuação

Simultâneamente, realiza-se a exibição das próprias qualidades e a manifestação ou insinuação do afeto que sente pela pessoa amada.

Às vezes, esta manifestação se dá de modo solene e espetacular, constituindo a clássica "declaração de amor".

Mas o certo é que essa solenidade vai desaparecendo porque as novas gerações são mais realistas e estão muito mais a par das "técnicas" de aproximação.

A fase de correspondência e a vivência do "eco".

Até aqui, o indivíduo tinha apenas uma certeza: amava.

Mas se o processo amoroso segue um curso normal, chega o momento em que, como resultado das insinuações realizadas, ele sente que é amado!

A pessoa amada, de fato, não deixa transparecer de início sua correspondência, senão quando está segura da sinceridade e dos sentimentos dele.

O que acontece nessa fase? Não há alegria nem satisfação comparável, em magnitude e qualidade, com o que se sente em tais momentos.

Não há palavras nem metáforas capazes de descrever esse momento de arrebatamento passional, de plenitude de êxtase, que caracteriza a descoberta do "eco" amante.

A fase da fusão e simbiose

Na união amorosa, sem deixar de ser quem sou, converto-me de alguma forma, nele, percebo, sinto e compartilho quanto ele sente e vive.

Entretanto, nessa fusão e na simbiose resultante, não há, como possa parecer, mescla nem confusão das essências pessoais.

Cada um dos amantes conserva e realça seus próprios valores; transfigura-se e adquire seu máximo esplendor quando vive sob o manto do amor.

A fase da dúvida

Sem solução de continuidade, o processo amoroso da fase anterior para esta outra, onde a imaginação tece muitas fantasias sobre o futuro.

Não é verdade que "sonhar não custa nada". Custa, em primeiro lugar, afastar-se da realidade e, depois, voltar a ela.

Assim, a pessoa que ama começa a se torturar pelas perspectivas dos prazeres e dos fracassos antecipados.

A ilusão se refere não somente às qualidades do ser amado, mas também à concepção de uma vida venturosa com ele.

Nenhum comentário: